Desapego




Comecei esse texto como forma de diluir a angustia que eu estava sentindo, minha sensação de perda...
A cabeça aceita, liberta... o coração se apega, cria laços, lembranças... e fica tão difícil desapegar.
Tentei fazer com que isso não me tirasse do foco... pratiquei a entrega, (no yoga, Isvarapranidhana, a entrega de todas as ações a Deus), pratiquei yoga, a união, cabeça, coração... desejei que o outro fosse feliz.


O apego (Raga), aparece com força, a emoção toma conta... o apego que prende e deixa o outro preso.
Como é difícil entregar... deixar livre...


Comecei a praticar o desapego (Vairagya), mesmo antes de saber o que significava...
Ainda criança, junto com meus pais, deixamos a familia, os amigos, nossas coisas... Viemos para o Brasil, tão longe... deixamos lá, tudo que não cabia nas malas, história, sentimentos,coisas, pessoas...


Fácil?
Não foi não.
Mas necessário, pra continuar o caminho.


Patañjali, sábio indiano, definiu o Desapego em seu YOGA SUTRAS.
(Sutra I, 15)
"Quando a mente perde todo desejo pelos objetos vistos ou imaginados, adquire um estado de domínio e despreendimento que se chama vairagya, o desapego."


Quando deixamos de colocar nossas expectativas nos desejos, objetos e emoções, conseguimos enxergar as coisas exatamente como elas são e não como fonte de felicidade e realização.
Viver a ilusão que precisamos possuir alguma coisa ou alguém pra ser feliz... abandonar o "ser" e pensar que podemos "reter" coisas ou pessoas é puro engano. Olhe a sua volta, observe a vida, nada é eterno...
"Tudo passa" diz a sabedoria Indú, na vida, voce perde e ganha, é assim mesmo...


Desapegar, não é jogar as coisas fora ou deixar de lutar pelo que se quer... não é mandar as pessoas embora ou simplesmente ignorar seus sentimentos...
Mas, é não ficar infeliz e estagnado porque perdeu alguma coisa ou alguém... é cuidar de quem voce ama, mas deixar livre pra ela ir se assim desejar...
É não fazer do objeto do seu desejo a finalidade da sua vida, é deixar que os sentimentos e as coisas se transformem com o tempo, sigam seu caminho...


Sigo em frente, estou aprendendo a não olhar pra trás, vou ver no que vai dar, sem pensar muito em como teria sido...
Aprendendo a não me pré?ocupar com as coisas que ainda não aconteceram e sobre as quais, quase sempre, eu não tenho controle.


"O homem deseja objetos ainda em tenra idade,
aprecia-os quando é jovem,
busca o yoga na meia idade,
e desenvolve o desapego quando está velho."


Yogãñjalisãram, Sloka 10
T. Krishnamacharya

Comentários