"Amor, seus caminhos e descaminhos..."



Hoje me peguei pensativa, relembrando tudo o que vivi nos ultimos três meses...
Seguindo, e analisando...  a trajetória desse sentimento chamado "AMOR" e de todas as profundas alterações que ele pode... e faz em nossas vidas...

Por vezes nos fazendo tão felizes a ponto do peito quase explodir, outras, tão tristes que achamos que nada mais faz sentido...

E quantas faces tem o amor... 
O amor puro de mãe, o fraternal, o desinteressado, o apaixonado...

No yoga, AHIMSA é traduzido como "NÃO VIOLÊNCIA", o primeiro dos Yamas, os principios éticos que norteiam os praticantes disciplinados. Mas é muito mais do que isso,trata-se do princípio do amor, bhakti, a devoção...  não ferir o outro fisicamente, nem com palavras ou atitudes...é ser amoroso, é ter compaixão por todos os seres...

Transcrevo abaixo uma música que traduz bem esse sentimento.

Monte Castelo
Legião Urbana
Composição: Renato Russo (Recortes do apóstolo Paulo e do poeta Camões)

Ainda que eu falasse
A lingua dos homens
Que eu falasse a lingua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário assim é o mesmo amor.
Estou acordado e todos dormem.
Todos dormem. Todos dormem.
Agora vejo em parte,
Mas então veremos face a face.
é só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse
A lingua dos homens
E falasse a lingua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.

Um grande... carinhoso e amoroso beijo...

Comentários

  1. Que lindo, Graça! Adoro essa música tbm! beijos

    ResponderExcluir
  2. E só mesmo Renato Russo para juntar as palavras do maior poeta português Luis de Camões e as sábias palavras do apóstolo Paulo formando uma maravilhosa interação que encantou jovens e encanta até hoje. É só o amor...

    ResponderExcluir
  3. Humm... cobro R$1,00 por palavra. Vc está me devendo quanto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário